NOTÍCIAS


Para Agricultura, Arábia Saudita mandou recado ao barrar importação de frangos brasileiros

23/01/2019

Avaliação reservada de integrantes do Ministério da Agricultura é de que a Arábia Saudita decidiu mandar um recado ao Brasil com a decisão de barrar a importação de frangos de cinco frigoríficos brasileiros.
Oficialmente, o tema não está sendo tratado por essa ótica, mas, de forma reservada, há um clima de preocupação com essa espécie de aviso enviado pela Arábia Saudita, maior importadora de frangos brasileiros.
O caso não é visto ainda como uma retaliação, mas como uma espécie de alerta de que os países árabes querem melhorar a relação com o governo Jair Bolsonaro.
Durante a campanha, Bolsonaro prometeu transferir a embaixada brasileira em Tel Aviv para Jerusalém, o que causou forte reação dos países do mundo árabe.
Já na transição de governo, integrantes da equipe próxima a Bolsonaro manifestavam preocupação com o tratamento dado a Israel como aliado preferencial no Oriente Médio.
"O mercado internacional é como uma feira: não adianta só ter um bom produto para vender. É preciso ter boas relações", disse ao blog um integrante do governo.
A decisão da Arábia Saudita de colocar mais exigências para o frango brasileiro foi interpretada no Brasil como uma manifestação de insatisfação dos países árabes.

Fonte: G1