
Direto da Europa para as receitas mais saborosas!
O creme de Chantilly foi uma criação de Fritz Carl Vatel e teve origem na França. Certo dia, Vatel notou que o leite da região de Chantilly (onde ele morava) era mais gorduroso. Assim teve a ideia de transformar o leite batido em uma pasta vaporosa, densa e adocicado.
Foi assim que surgiu a primeira e clássica receita de Chantilly. É necessário o mínimo de 35% de gordura para se obter o chantilly e adição de açúcar. A composição fez surgir um produto resistente ao calor, que não solta soro, não amarela, que possui uma vida útil muito maior que outros cremes que existiam na época e um sabor delicioso.
Quem saboreia com a leveza e a delicadeza do chantilly não imagina a complexidade do seu processo de fabricação. A maioria também não sabe que existe uma cidade na França que leva esse nome, fica a 38 km de Paris e tem cerca de 12 mil habitantes, lá é a terra de um dos cremes mais gostosos já inventados.
Diferença entre o creme de leite vegetal e o pasteurizado
O creme de leite vegetal é o “normal” que encontramos nos mercados, em caixinhas ou em latas. Esse tipo de creme de leite é tratado e homogeneizado para aumentar seu tempo de validade, costumam ter entre 20% e 25% de gordura. Já o creme de leite pasteurizado (ou “fresco”) tem de 30% a 40% de gordura, ou seja, é o ideal para bater em ponto de chantilly.
Existe também o creme vegetal, conhecido como preparado para creme tipo Chantilly. Esse creme é uma mistura de muitos ingredientes e tem a base de óleo vegetal, diferentemente do Chantilly comum, que é a base de gordura animal.
As vantagens do creme vegetal é que a durabilidade é maior e o preço menor, o que é um fator muito importante e está fazendo com que ele se popularize. Porém, o sabor não é o mesmo, é apenas um semelhante.
Gostou de saber mais sobre Chantilly?
Kommentare