top of page
banner 3.jpeg

Da nossa família, para a sua

Natal de muitas mesas: momento de reunir a família e amigos e saborear a ceia

Atualizado: 2 de jan. de 2023


Finco Alimentos - Distribuidora de Alimentos

É chegado o último mês do ano e, com ele, inicia-se toda a preparação para o Natal. O feriado é sinônimo de alegria, união e, claro, muita comida boa. Mas, qual prato não pode faltar na sua ceia de Natal?

Com certeza há uma tradição na sua família, certo?

Sabemos que não há nada mais diversificado do que a cultura e, é claro, a comida faz parte dela. Então, você imagina como é a ceia natalina ao redor do mundo?

Sendo assim, é isso que trazemos no post de hoje.

A ceia de Natal, para muitas famílias, é um momento que se tornou tradição com pratos típicos da festividade como o peru de Natal, as frutas secas, o panetone, entre outras receitas.

Além disso, em outros países os pratos natalinos variam de cultura para cultura.


· Brasil: um dos pratos mais clássicos da época, o peru, foi “importado” da cultura norte-americana, na qual tem-se o costume de comer a carne durante o feriado de Ação de Graças. Acredita-se que a tradição chegou no Brasil em meados do século XIX. Mas, é claro que o peru não é o único prato. Acompanhamentos como arroz (com ou sem uva passa?), farofa e o famoso salpicão são comuns na mesa de Natal dos brasileiros.


· Estados Unidos: O peru também é comum de ser encontrado nas ceias norte-americanas, no entanto, outra carne bastante presente é o tender – pernil de porco defumado, semelhante a um presunto. O tender normalmente é acompanhado de molhos diversos, que podem levar desde laranja, mel, mostarda, cranberry ou outros ingredientes. Além disso, purê de batatas e pão de milho são outros pratos que compõe a mesa. Por fim, nos Estados Unidos é muito comum uma bebida conhecida como “eggnog”, similar à gemada. A bebida é preparada com ovo, açúcar e leite. Para os adultos, pode ser acrescentada uma dose de bebida destilada, para incrementar a eggnog.


· França: Sem dúvida alguma, a estrela da ceia de Natal dos franceses é o foie gras. Em resumo, trata-se de uma espécie de patê, feito com o fígado de pato, servido como acompanhamento de torradas. Vale lembrar que essa é apenas a entrada do jantar e, como no Brasil e nos EUA, é comum o peru ilustrar as mesas francesas. Para temperá-lo, no entanto, utiliza-se castanhas. Outro prato importantíssimo na tradição natalina francesa é a sobremesa: bûche de noel. O doce é uma espécie de rocambole, com massa de bolo recheada com chocolate.


· Holanda: A ceia holandesa é repleta de comidas deliciosas. Sendo assim, o principal e mais famoso prato é o Beef Wellington, que nada mais é do que uma massa folhada recheada com filé e patê. Outra tradição é o kerststol, um pão doce que leva frutas secas, passas, canela, raspas de limão e de laranja. Além disso, ainda na sobremesa, também são apreciados biscoitos de canela (pepernoten) e uma massada folhada recheada com amêndoas, chamada de banketstaaf.


· Portugal: Como você deve imaginar, a ceia de Natal em Portugal gira em torno do bacalhau cozido. Para acompanhá-lo, costuma-se servir batata, ovo e vegetais também cozidos. Além do bacalhau, outro prato típico do Natal português é o polvo à lagareiro com batatas ao murro. Ainda, similar ao Brasil, um doce natalino muito popular é a rabanada – pão mergulhado no leite e no açúcar, frito ou assado, mas com certeza delicioso!


Independente da tradição do país, o mais importante é que a sua ceia tenha aquilo que você e sua família gostam. Afinal, essa é uma época de alegria e nada traz mais felicidade do que sua comida preferida, não é?



bottom of page